Brasília, 24 de março de 2025 – O presidente Jair Bolsonaro destituiu Silvio Santos do cargo de Ministro das Relações Exteriores e o nomeou para chefiar o Ministério da Economia. A decisão foi oficializada pelo Decreto Presidencial nº 50, assinado no dia 23 de março.
Com a mudança, os assuntos diplomáticos e internacionais passarão a ser tratados diretamente pelo Gabinete da Presidência da República, no Palácio do Planalto, até que um novo chanceler seja nomeado. O governo brasileiro reafirmou seu compromisso com a cooperação internacional e garantiu que a transição será conduzida de forma ordenada.
Silvio Santos assume a Economia em um momento de desafios para o Brasil, com foco em reformas estruturais e políticas para impulsionar o crescimento econômico. Ainda não há previsão de quem será indicado para comandar o Itamaraty.
Versão rápida:
Silvio Santos deixa o Ministério das Relações Exteriores e assume a Economia. O governo anunciou que a diplomacia brasileira ficará temporariamente sob responsabilidade do Palácio do Planalto até a nomeação de um novo chanceler.