EBN - Empresa Brasileira de Notícias
30 de agosto de 2025
Rio de Janeiro - RJ (BBR)
Começou a construção do novo maior navio de cruzeiro já feito no Brasil, o CSC BBR, no Estaleiro EISA a pedido da Clear Sky Cruises (CSC), uma empresa 100% brasileira especializada no ramo de cruzeiros no país. Este navio realmente gigante sinaliza uma nova era de avanços tecnológicos e econômicos para o setor marítimo nacional.
Versão rápida:
A Clear Sky Cruises inicia a construção do CSC BBR, o cruzeiro mais caro já feito no Brasil, com investimento de 6 milhões de dólares.
O projeto simboliza inovação, com tecnologias avançadas que prometem reduzir custos operacionais drasticamente, marcando esperança para o setor apesar das dificuldades financeiras históricas da empresa.
Histórico e contexto financeiro da empresa
![]() |
| (Imagem da viagem inaugural do Rockstar Central Paradise em 30/07/2021) |
Para entender as expectativas dos investidores em relação ao CSC BBR, é preciso voltar ao passado da companhia. Antes chamada Rockstar Central, a empresa começou em 2020 com foco em entretenimento geral, operando mais de 30 pizzarias com animatronics e outras atrações famosas. Na época, a empresa estava sediada em Norfolk Island, e os brasileiros envolvidos apresentaram grandes avanços.
A transição para o setor de cruzeiros começou em julho de 2021 com o lançamento do primeiro navio, o Rockstar Central Paradise, que oferecia uma ampla gama de atrações como spa, sauna, teatros, piscinas, campos de futebol, parques infantis e até hospitais, além de diversos eventos diários. Apesar de um aumento significativo de receita inicial (de 265 mil para 750 mil dólares), o cruzeiro foi economicamente insustentável devido aos altos custos fixos de operação, levando ao seu fechamento em menos de três meses.
Em dezembro do mesmo ano, a tentativa seguinte foi o Aida Prima, um cruzeiro de luxo com ingressos a partir de 5 mil dólares, remodelado com extremo rigor em sua infraestrutura e atrações. Contudo, mesmo com um marketing intenso e melhorias visuais substanciais, o navio também enfrentou prejuízos elevados e cancelamento rápido após apenas dois meses, acumulando perdas na ordem de 70 mil dólares.
Crise e transformação empresarial
Em 2022, a Rockstar Central enfrentou sua maior crise, com fechamento total das pizzarias e demais estabelecimentos, mantendo-se apenas no papel. Para mitigar riscos futuros, a Clear Sky Cruises foi criada em agosto de 2023 como subsidiária exclusiva para a operação de cruzeiros, isolando assim possíveis prejuízos e garantindo maior controle financeiro.
Até o momento, mais de 30 projetos de cruzeiros foram iniciados sob a CSC, porém nenhum chegou a ser concluído, afetados por falhas na gestão financeira, falta de recursos e custos operacionalmente descontrolados, levando ao abandono e destruição das embarcações.
A esperança no CSC BBR
Em 2025, o cenário começou a mudar com a implementação de novas tecnologias, incluindo painéis solares que reduzem até 20% dos custos operacionais, avanços financeiros que facilitam o fluxo de embarque e materiais inovadores que diminuem custos e aumentam a segurança das construções. A Clear Sky Cruises, apostando nesses avanços, iniciou hoje a construção do CSC BBR com custo estimado de 6 milhões de dólares, superando até o valor gasto para construir a cidade de Niterói inteira, avaliada em 5,6 milhões.
O CSC BBR representa um passo arriscado, mas promissor, que poderá revolucionar a economia nacional se as expectativas forem cumpridas, abrindo uma nova etapa para o turismo e a indústria naval brasileira.
Fontes:
1.
2.

.png)



