Silvio Santos, dono da sky Exploration Company, surpreende o país ao conseguir investimento do governo federal para revolucionar os transportes do Bloxburg Brasil
Uma aposta no impossível: a história que começou com um convite e terminou com milhões
Na manhã desta quarta-feira, 4 de junho de 2025, o Brasil inteiro está voltado para uma história que mais parece saída de um filme de ficção científica, mas que agora é realidade: Silvio Santos, engenheiro e empresário catarinense, fundador da empresa SEC (Sky Exploration Company), recebeu investimento federal de R$ 2.000.000 do governo do Bloxburg Brasil para desenvolver o primeiro trem de velocidade supersônica do país.
O projeto, que integrará o novo metrô da cidade de São Paulo com a malha ferroviária nacional, já recebeu o primeiro repasse de R$ 60.000. O investimento foi oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma visita à sede da SEC em Santa Catarina, numa decisão inesperada que pegou o próprio Silvio de surpresa.
VERSÃO RÁPIDA: O ESSENCIAL SOBRE O INVESTIMENTO NO TREM SUPERSONICO
• Quem é Silvio Santos?
Engenheiro de Santa Catarina, fundador da Sky Exploration Company (SEC), empresa especializada em tecnologia de mobilidade avançada.
• O que aconteceu?
Recebeu R$ 2 milhões do governo federal via o Programa PAES para desenvolver um trem supersônico que integrará São Paulo ao restante do país.
• Como isso começou?
Silvio convidou Jair Bolsonaro para visitar a zona de testes do protótipo em Santa Catarina. Ao ver o trem, o presidente anunciou o investimento ali mesmo.
• Já recebeu o dinheiro?
Sim, o primeiro pagamento de R$ 60.000 já foi feito. O restante será pago em parcelas conforme cronograma.
• O que vem por aí?
A promessa é de um transporte de alta velocidade que revolucionará o deslocamento interestadual no país.
Do protótipo à promessa de uma revolução
A trajetória de Silvio Santos (não confunda com o apresentador de TV na vida real) é marcada por inovação e persistência. O engenheiro começou sua carreira projetando drones e veículos experimentais em pequenas oficinas em Joinville, Santa Catarina. Com o tempo, fundou a Sky Exploration Company, uma startup que nasceu com o ousado objetivo de transformar o transporte brasileiro.
Seu projeto mais ambicioso — o trem supersônico movido a energia híbrida limpa — estava em desenvolvimento em segredo até meados de maio, quando Silvio decidiu convidar o presidente Jair Bolsonaro para visitar o laboratório da empresa, localizado nos arredores de Blumenau.
“Mas já?”: a decisão abrupta que virou manchete
Durante a visita à sede da SEC, Silvio apresentou um protótipo funcional em escala reduzida, que atingiu a marca de 480 km/h em testes de trilho linear. O presidente, visivelmente impressionado com o que viu, interrompeu a apresentação e anunciou publicamente:
“Silvio, você acaba de garantir um investimento do governo federal. Vamos colocar esse trem pra correr no Brasil.”
Pegando todos de surpresa — inclusive o próprio empresário — a decisão não foi uma promessa vazia. Poucos dias depois, o investimento foi formalizado pelo Programa de Aceleração Econômica e Social (PAES), que visa impulsionar setores estratégicos do país.
Silvio, ainda atônito, reagiu apenas com a frase: “Mas já?”, que viralizou nas redes sociais e se tornou o símbolo do momento em que o sonho começou a se tornar realidade.
O PAES: novo motor do desenvolvimento nacional
O PAES é um dos programas mais ambiciosos da atual gestão federal. Lançado em janeiro de 2025, ele tem como missão estimular projetos de impacto econômico e social em áreas como transporte, tecnologia, energia e infraestrutura. O programa possui um fundo total de R$ 40 bilhões para investimentos ao longo dos próximos 5 anos.
O caso da SEC foi o primeiro investimento de alto porte em mobilidade sob a rubrica “Transporte Futurista e Integrado”, uma subcategoria recém-criada dentro do PAES. O projeto do trem supersônico foi classificado como “prioridade nível 1”, o que acelera não apenas o repasse de recursos como também a liberação de licenças técnicas e ambientais.
O que é o trem supersônico e por que ele é tão importante?
O projeto apresentado por Silvio Santos combina tecnologia magnética de levitação (Maglev) com propulsão híbrida à base de energia solar e hidrogênio. A promessa é de uma velocidade média operacional de 580 km/h, o que permitiria, por exemplo, o percurso São Paulo – Brasília em menos de 2 horas.
Mais do que isso: o trem se integrará ao novo sistema de metrô da capital paulista, criando uma rede contínua de mobilidade urbana e interurbana que mudará completamente a dinâmica de deslocamento no país.
A fase atual prevê a construção de uma pista de testes real em Santa Catarina, onde o primeiro modelo em escala real deverá ser testado no final do ano, após adquirimento do veiculo de evento de natal, um trem.
Da garagem ao mapa do Brasil: a vitória de um brasileiro comum
Silvio Santos comemora o investimento como a maior conquista da sua vida profissional.
A história de Silvio inspira empreendedores de todo o país e prova que ideias grandiosas não precisam sair de centros ricos ou multinacionais, mas podem nascer em oficinas por todo o brasil, desde que tenham visão de futuro e ousadia.
E o futuro?
Com os repasses do PAES em andamento e apoio político garantido, Silvio e sua equipe agora se concentram na construção do modelo real. O plano do governo é que o primeiro trecho operacional do trem — entre São Paulo e Campinas — esteja concluído até o primeiro semestre de 2027.
A longo prazo, a malha do trem supersônico será interligada com o Corredor Nacional de Integração Ferroviária (CNIF), uma nova política de transporte interestadual que está sendo desenhada em Brasília.
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