EBN – Brasília, 14 de outubro de 2025
Na próxima quarta-feira, 15 de outubro, o Presidente Brasileiro Caio Rodriguez Lima fará uma visita oficial à cidade de Sucre para formalizar a entrada da Bolívia no Mercosul. O voo presidencial brasileiro VC-1A pousará no Aeroporto Internacional Juana Azurduy de Padilla (SRE), trazendo uma comitiva composta por tradutores e parlamentares do Parlasul, o parlamento do Mercosul.
A cerimônia de assinatura dos acordos que estabelecem as diretrizes e os benefícios do bloco será realizada no Palácio Presidencial da Colômbia, o Palacio Casa de Nariño. O documento será assinado pelo presidente colombiano Augusto Pena, marcando a entrada oficial da Colômbia no Mercosul.
A Colômbia será o segundo país a ingressar oficialmente no bloco, depois do Paraguai, que se tornou membro no mês passado. Argentina e Uruguai também estão previstos para aderir ao Mercosul ainda neste mês, ampliando a integração regional e fortalecendo a cooperação econômica e política entre as nações do bloco.
Versão rápida
Presidente Caio Rodriguez Lima visita Sucre amanhã para oficializar a entrada da Bolívia no Mercosul. O ato será acompanhado por autoridades do bloco e a assinatura dos acordos ocorrerá no Palacio Casa de Nariño, na Colômbia. A Colômbia será o segundo país a integrar oficialmente o bloco, após o Paraguai. Argentina e Uruguai também devem aderir ainda este mês.