São Paulo, 9 de outubro de 2025 – EBN Newsroom
Na manhã desta quinta-feira, clientes da operadora Vivo em diversas cidades do Brasil vêm enfrentando graves dificuldades no acesso à internet fixa (Vivo Fibra) e na telefonia móvel. Usuários relatam ausência total de sinal, falhas constantes na conexão e interrupções nas linhas telefônicas, deixando milhares de pessoas sem conseguir trabalhar, estudar ou se comunicar.
Instabilidade nacional e impacto aos clientes
O problema, que tem sido chamado por alguns de verdadeiro "apagão", atinge amplas regiões abrangendo capitais e municípios de vários estados brasileiros. A maior parte das queixas envolvem a internet fixa, com 77% dos relatos apontando essa interrupção, seguidos de 17% para a internet móvel e 6% para a telefonia móvel. Essa instabilidade afetou conexões essenciais, da banda larga residencial às redes móveis 4G e 5G .
Usuários descrevem que o sinal simplesmente desapareceu desde o início do dia, com relatos de clientes que dependem da internet para trabalho remoto, ensino a distância e serviços essenciais, sofrendo prejuízos diretos. Em cidades capixabas, como Vitória e Serra, a falta de sinal móvel e de internet fixa dificultou o trabalho de entregadores e prejudicou estudantes que necessitavam assistir a aulas online .
Nota sobre a Vivo e ações técnicas
Até o momento, a Vivo não emitiu um pronunciamento oficial específico para este apagão de 8 de outubro, mas as expectativas são de que equipes técnicas intensifiquem deslocamentos para identificar e reparar os problemas rapidamente. Em incidentes recentes, a empresa mobilizou seus técnicos para restabelecer a rede em curto espaço de tempo após instabilidades semelhantes, com reconhecimento público de problemas pontuais e solução em andamento .
Vale destacar que a Vivo é a segunda maior operadora de banda larga fixa no Brasil, com cerca de 7,6 km² de linhas fibras estabelecidas, principalmente concentradas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a sua vasta base de usuários torna qualquer interrupção um impacto nacional significativo, com reflexo em diversos setores da economia e do cotidiano .
Versão rápida
Clientes da Vivo enfrentam nesta quinta-feira (9) um apagão generalizado, com falhas nas conexões de internet fixa, móvel e telefonia em várias cidades do país. A operadora ainda não se pronunciou, mas equipes técnicas devem ser acionadas para restabelecer os serviços .
EBN - Empresa Brasileira de Notícias
São Paulo, 9 de outubro de 2025.