EBN - Empresa Brasileira de Notícias
Rio de Janeiro - Brasil
3 de dezembro de 2025
A Clear Sky Cruises (CSC) anunciou o avanço de 60% na construção do módulo da popa do seu navio de cruzeiro CSC BBR, o primeiro totalmente nacional do Bloxburg Brasil. Apesar da importância desse progresso, o ritmo das obras tem sido considerado lento, sobretudo porque a construção teve início em setembro e, desde então, enfrentou períodos de paralisação.
Versão rápida
Clear Sky Cruises completa 60% do módulo da popa do navio CSC BBR, mas avanço é modesto após meses parados. Empresa explica que pesquisa para tecnologia inovadora em porta de carga não obteve sucesso, levando à escolha por porta secreta na popa, local sem inclinações. Obra agora foca em alinhamento minucioso dos módulos.
Detalhes sobre o avanço da obra
O módulo da popa, parte fundamental da estrutura do navio, recebeu recentemente a instalação de uma imponente parede de vidro inclinada, que oferecerá uma vista panorâmica privilegiada para o mar. Além disso, o deck da popa já conta com o piso de madeira instalado, garantindo um acabamento externo sofisticado.
A construção passou por uma fase de pesquisa para o desenvolvimento de uma porta especial embutida na camada inclinada da estrutura externa, destinada ao acesso ao armazenamento de alimentos e bebidas que serão utilizados durante as viagens. Contudo, após extensos testes, a equipe técnica da CSC descartou essa solução por não alcançar os resultados esperados.
Como alternativa, foi adotada a criação de uma “porta secreta” localizada na popa do navio, o único local sem inclinação na embarcação, facilitando o acesso e garantindo funcionalidade sem comprometer o design estrutural.
Próximos passos e desafios
Embora a montagem inicial dos módulos esteja avançada, a Clear Sky Cruises reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, sobretudo no que diz respeito ao alinhamento preciso das peças. Os materiais atualmente encontram-se desalinhados em vários pontos, mas a empresa afirmou que esse é um fenômeno previsto, pois o foco inicial foi reunir e fixar as grandes partes do navio.
O próximo estágio do projeto será o alinhamento milimétrico de cada componente, fundamental para garantir estabilidade, segurança e qualidade da embarcação. A CSC reforça que o trabalho é minucioso e exige precisão extrema para que o cruzeiro atinja os padrões avançados planejados.