Niterói, Rio de Janeiro – 25 de novembro de 2025
Foi oficialmente demolido hoje, 25 de novembro de 2025, o prédio que abrigava a sede administrativa do Estado do Rio de Janeiro, localizado na antiga orla de Niterói. Esta foi a construção mais complexa a ser demolida na área da nova orla, devido à concentração de importantes órgãos públicos no mesmo local, incluindo a prefeitura de Niterói, o tribunal estadual, e o presídio municipal.
A obtenção das permissões para a demolição levou tempo e muitas negociações, considerando a quantidade e relevância das instituições ali sediadas. O prédio estava situado numa área estratégica que está sendo transformada totalmente para dar lugar à nova orla de Icaraí.
A sede do governo estadual será transferida para um novo prédio na recém-criada área comercial da cidade, que ocupa o espaço da antiga praia artificial agora demolida. Os tribunais também terão nova sede nessa região revitalizada, mantendo a funcionalidade jurídica da cidade.
Quanto ao presídio municipal, situado no subsolo da antiga construção, não será removido, mas passará por adaptações. Será instalada uma nova guarita para facilitar a entrada, e está previsto um túnel que dará acesso direto ao presídio, garantindo maior segurança ao eliminar a necessidade de uma guarita vulnerável na superfície.
Hoje, as escavadeiras avançaram rapidamente na demolição do prédio, abrindo espaço para a continuidade das obras da nova orla, que transformarão a região.